Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

6:48 da tarde

Ervilhas tortas com cenouras e bacon

by , in

Para mim serviu de prato principal, para os restantes foi de acompanhamento. Ficaram deliciosas.

Retire as pontas e os fios ás ervilhas, lave-as e reserve.
Descasque as cenouras e corte-as em fatias finas.
Frite o bacon num fio de azeite, junte as ervilhas e as cenouras  tempere com sal e pimenta e deixe saltear, se precisar junte um bocadinho de água para que as ervilhas cozam, mas de forma a ficarem crocantes.
5:31 da tarde

salada multicolorida

by , in

Quando estou sozinha em casa as minhas refeições são assim uma salada dos vários legumes que tenha em casa,   uma lata de atum e está pronto.

Nesta usei broculos cozidos, alface, beterraba em rodelas, cenoura raspada, milho e atum, temperada com um molho simples de azeite, vinagre, sal .
4:57 da tarde

Pescada com Broculos á Brás

by , in


Gosto de juntar legumes aos pratos preferidos das crianças, pois assim comem, não reclamam, e ainda aprendem a gostar de legumes.

Assim juntei dois ingredientes que normalmente não gostam muito, mas que são essenciais para uma dieta equilibrada aos ingredientes preferidos batata frita e ovos, e surgiu uma refeição apreciada por todos.

Comecei por cozer algumas postas de pescada em agua temperada com sal, retirei peles e espinhas, e lasquei-o.
Arranjei os broculos e cortei-os em raminhos que cozi levemente em água temperada de sal.
Num tacho coloquei um fio de azeite, uma cebola em meias luas, dois dente de alho picados, deixei alourar levemente, temperei com sal e pimenta, juntei o peixe lascado e os broculos, deixei refogar, juntei a batata palha, misturei.
Bati 3 ovos e juntei ao preparado, misturei bem para os ovos cozerem levemente e servi.
7:00 da tarde

Frango á passarinho na Panela de Pressão

by , in


Esta é a minha versão de frango á passarinho na panela de pressão, fica suculento e muito gostoso.

Frango cortado em pedaços, temperado com sumo de limão, raspas de limão e 1 cerveja, sal e piri-piri , deixar marinar por cerca de 1 hora. Escorra o frango, reserve a marinada
Na panela de pressão coloque um fio de óleo, leve ao lume e deixe aquecer bem, junte o frango, e deixe alourar levemente, junte a marinada.Tape a panela, e depois de levantar pressão. Deixe cozinhar por 15 minutos. Apague, deixe sair a pressão, abra e verifique se está bem apuradinho e junte alho picadinho, misture, se ainda tiver muito molho leve novamente ao lume sem pressão para apurar.
Servi com batata frita em cubos e salada de ervilhas tortas.
6:34 da tarde

Salada de ervilhas tortas ou de quebrar

by , in


Chegou a primavera e com ela fartura de ervilhas tortas, que eu adoro, e por isso têm acompanhado as nossas refeições.

Depois dos fios retirados coloco-as em agua fervente temperada de sal, só deixar que a água volte a ferver e retiro, escorro.
Numa frigideira, coloco azeite e alho picado, quando o azeite ferver tempero com sal, junto as ervilhas e deixo saltear. Retiro. Na mesma frigideira coloco mais um pouquinho de azeite e alho e frito cubos de pão cortados em cubos, até ficarem dourados, que junto as ervilhas.
6:11 da tarde

Percebes

by , in

O M. foi á pesca e em vez de trazer peixe trouxe umas percebes para petiscar.

Como preparar:

Colocar um tacho com agua á ferver temperar com sal, 1 piri-piri, 1 folha de louro, quando levantar fervura, coloque as percebes. Deixe levantar novamente fervura e desligue o lume, deixe repousar por 5 minutos, escorra.
Sirva frio, a acompanhar umas cervejinhas bem frescas.
5:57 da tarde

Mexilhões

by , in

Aqui vai um petisco acabadinho de apanhar nas N/ praias do Norte diretamente para a minha mesa.


Lavar os mexilhões, raspar, e retirar as barbas.

Levar um tacho ao lume com um fio de azeite, alguns dentes de alho esmagados, 1 piri-piri, 1 folha de louro, quando o azeite ferver juntar os mexilhões, tapar o taxo e sacudir bem, refrescar um um pouco de vinho branco, sacudir novamente o tacho. Deixar ao lume até os mexilhões abrirem.Retirar do lume, polvilhar com salsa picada e espremer meio limão. Corte a outra metade do limão e junte aos mexilhões. Sirva.
5:36 da tarde

Tarte de chocolate com castanha do Pará

by , in

Esta tarte é uma autentica perdição, deliciosa, foi devorada num instante.


Massa:
1 ovo
100 g de margarina
4 colheres sopa de leite
4colheres sopa de açúcar
4 colheres sopa de Castanha do  Pará picadas
5 colheres sopa de cacau em pó
1 colher café de fermento em pó
1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

Coloque todos os ingredientes secos, numa vasilha e desmanche a margarina esfarelando-a com os dedos, e misturando-a com os ingredientes, junte o ovo ligeiramente batido, acrescente o leite e mexa para que tudo se incorpore e forme uma massa, Embrulhe a massa em película aderente e leve ao frigorífico por 15 minutos.
Numa superfície enfarinhada abra a massa, com auxilio de um rolo e forre a forma. Leve ao forno a assar por cerca de 20 minutos a 180º.


Recheio:
2 gemas
1/2 litro de leite
1 xícara de açúcar
100 g de chocolate meio amargo em barra picado
4 colheres sopa de cacau em pó
3 colheres sopa de amido de milho

Bata todos os ingredientes no liquidificador com excepção do chocolate picado, Coloque o creme numa panela e leve ao lume mexendo sempre até engrossar. Quando estiver grosso retire do lume e acrescente o chocolate picado, mexa bem para o chocolate derreter e ficar brilhante. Deixe esfriar, mexendo de vez em quando para não ganhar crosta.Recheie a massa e cubra com o merengue

Merengue:
2 claras
1 pitada de sal,
5 colheres sopa de açúcar,
 raspa de limão

Bata as claras com uma pitada de sal até estarem firmes nessa altura junte o açúcar aos poucos batendo sempre até ficar bem firme e brilhante, junte a raspa de limão, misture.
Coloque por cima do recheio e leve ao forno até ficarem levemente douradas.

Deixe arrefecer e decore com lascas de castanha-do-pará
6:25 da tarde

Goulash na panela de pressão

by , in


Goulash é um estufado de carne de vaca típico da Hungria,  cozido no forno lentamente durante 3 horas, fica uma carne muito suculenta e com um molho muito rico.

A minha versão bem mais rápida com ajuda da panela de pressão, não fica nada atrás do tradicional.

Numa vasilha coloque a carne de vaca (compre uma peça mais mais barata e com gordura , o acem fica muito bom) cortada em cubos não muito pequenos. Polvilhe com uma colher sopa de farinha, misture bem pela carne, uma colher de pimentão, uma malagueta bem picadinha, sal,  use as mãos e misture bem, para o tempero agarrar na carne.
Prepare 3 cebolas grandes e corte-as em meias luas. Pique alguns dentes de alho.
Coloque um fio de azeite na panela de pressão, junte as cebolas, a carne, os alhos picados, 1 folha de louro, 100 ml de polpa de tomate, 1 cerveja,e um ramo de coentros, raspa de meio limão. Tape a panela e leve ao lume por cerca de 45 minutos a a 1 hora.

Servi a acompanhar arroz seco, e ervilhas tortas salteadas.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram