Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

4:06 da tarde

Tarte de abobora e amendoa

by , in


Começou a época das aboboras, e que tal uma tarte bem gostosa com sabor a amêndoas do Algarve, para iniciar. Ficou deliciosa e desapareceu num instante.


Massa quebrada

Abóbora (500g)

Açúcar  150g

Amêndoa   grosseiramente ralada 100 g
Ovos 3

Natas 1 pacote (200ml)

canela

Levar a abóbora previamente descascada e cortada a cozer numa panela com água e temperada com uma pitada de sal, depois de estar cozida, escorra bem, triture-a e deixe arrefecer.

Numa forna de tarte previamente untada, coloque a massa quebrada, pique-a com um garfo e leve ao forno durante 10 minutos a 180º.

Num recipiente colocar o açúcar, os ovos, a amêndoa, as natas,  uma pitada de canela, a abóbora e misturar tudo muito bem.

Retirar a massa do forno, colocar a mistura em cima e leve a tarte ao forno durante 30 minutos.
5:06 da tarde

Petingas em molho de tomate e pimentos

by , in

Nestes dias quentes queremos pratos leves e fáceis de preparar, este é um daqueles pratos que todos sabem fazer, não tem nada que se lhe diga além de ser, muito bom... e no dia seguinte ainda esta melhor.

Arranjar o peixe (por muito pequeno que seja eu gosto de lhe tirar as guelras e tripas, lavar bem), depois temperar com sal, passar em farinha de milho de preferência, mas no caso de não a ter á mão como foi o caso, foi mesmo farinha de trigo, e frita-se em óleo. Depois de fritas, reservar.  Fazer uma cebolada, acrescentar alho picado, tomates picados e sem pele e pimentos, temperar de sal, uma colher de café de açúcar, para cortar a acidez do tomate, deixar apurar, acrescentar uma colher de vinagre, deixar evaporar e colocar sobre as petingas.

Como acompanhamento fiz batatas cozidas e vagens, mas uma fatia de pão de preferência broa de Avintes e uma cervejinha também vai muito bem.




5:01 da tarde

Mexilhões á espanhola

by , in


Adoro ir á praia de manha cedo,  quando a maré está vaza, aventurar-me no meio das rochas a apanhar mexilhões.

Desta vez deixo esta receita muito simples  com sabor a mar e uma dica de como arranja-los.

Primeiramente arranjar os mexilhões: Demolha-los em água bem fresca e salgada polvilhada com uma colher de farinha e deixa-los por cerca de 1 a 2 horas, isto permite que soltem as areias que têm agarradas.
Após esse tempo raspe bem as conchas com uma faca de modo as cascas ficarem limpas. Por fim extraia as "barbas" Passe-os por água. Elimine os que ficarem a boiar, sinal que não estão bons.

Depois de preparados é só refogar uma cebola num fio de azeite, juntar alhos picados, tomate picado, e pimento picado deixe refogar bem, tempere com sal e um bocadinho de piri-piri.

Acrescente os mexilhões, polvilhe com coentros. Tape e deixe cozinhar durante 5 minutos, ou até abrirem.

Sirva  acompanhado de fatias de pão para molhar no molho.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram