Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

9:22 da tarde

Costoletas com crosta de broa

by , in


Para variar as simples costeletas do dia-a-dia,

Temperar as costeletas com sal, alho, piri-piri e sumo de limão. Fritam-se num pouco de óleo. Colocam-se num tabuleiro de forno, barram-se com um pouco de ketchup, por cima colocam-se fatias de queijo.
Na picadora pica-se a broa, cebola picada, alho e salsa, e um fio de azeite, até ficar uma pasta grossa, coloca-se esta pasta por cima do queijo. Leva-se ao forno a gratinar.

Servi com arroz de grelos a acompanhar.

6:55 da tarde

Aneis de cebola

by , in

Um petisco para gastar as muitas cebolas que tenho em casa e começam a grelar.

2 cebolas grandes
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1/2 xícara de maisena
1 xícara de água fria
sal e pimenta
1 ovo
Óleo para fritar

Fatie as cebolas em rodelas grossas

Num recipiente coloque 1/2 xícara de farinha e tempere com um pouco de sal fino e pimenta.

Polvilhe os anéis de cebola com esta farinha.

Noutro recipiente junte a restante farinha, a maisena, a água, e o ovo, misture bem até ficar uma massa homogénea.

Numa fritadeira, aqueça o óleo. Passe os anéis pelo polme, retire o excesso de massa e frite-os até ficarem dourados.

Coloque-os sobre papel absorvente. Sirva-os quentes, com uma maionese de alho.


7:14 da tarde

Bacalhau com broa

by , in

Bacalhau com broa um dos pratos preferidos cá de casa.

Num tabuleiro de forno coloquei cebola cortada em rodelas, alho picado, folha de louro, azeite e um pouquinho de colorau. Por cima coloquei as postas de bacalhau.

Na picadora piquei um a cebola pequena, 2 dentes de alho, salsa, um pouco de bacon cortado em cubos, 2 fatias grossas de broa cortada em pedaços, piquei tudo, por fim acrescentei 3 colheres de azeite, e um pouco de colorau, piquei mais um, pouco até ficar uma pasta.

Coloquei esta pasta por cima das postas do bacalhau e levei ao forno até ficarem bem douradas.

Entretanto para acompanhar o bacalhau  fritei batatas em rodelas grossas. Cozi grelos em água temperada de sal que depois escorri e salteei com alho, um fio de azeite, temperei com sal e cominhos.

5:35 da tarde

Alimentação Saudável para proteger os seus Rins

by , in


Em parceria com a Fresenius Medical Care, deixo aqui este artigo sobre Alimentação Saudável para Proteger os  Rins, que devemos ler, refletir e praticar.





Um dos pilares da prevenção de qualquer doença é a nutrição. Para cuidar da saúde renal não é excepção e existem algumas recomendações que devem tornar-se em hábitos saudáveis de vida. A Directora de Nutrição da Nephrocare, Cristina Antunes, dá-nos algumas indicações simples mas de extrema importância para a alimentação do dia-a-dia: Comecemos pelo Sal, tão tradicional na nossa culinária e que tantas vezes é utilizado em excesso. Controlar o consumo de sal (NaCl) é uma regra prioritária. 

Devemos consumir no máximo até 6 gr de sal por dia ou até 4 gr/dia no caso das pessoas que sofrem de hipertensão arterial. Para limitar ao máximo o consumo de sal, devemos por um lado evitar os alimentos processados e por outro não acrescentar sal aos alimentos frescos, uma vez que já faz parte da sua constituição. Deixamos aqui algumas sugestões que poderá seguir no seu dia-a-dia:

1. Leia os rótulos dos alimentos e verifique a quantidade de sódio (Na) que estes contêm. Na rotulagem a referência utilizada sobre a composição nutricional dos alimentos é o sódio, tenha em conta que a sua ingestão diária não deverá ultrapassar 2400 mg.

2. São alimentos com elevado teor de sódio: enlatados, conservas, enchidos, fumados, manteiga com sal, azeitonas, pickles, queijos, bacalhau seco e salgado, alimentos instantâneos (como sopas e pudim), massa de alho, massa de pimentão, bebidas com gás, caldos de carne/peixe/vegetais embalados, molhos embalados, algumas bolachas (aveia), batatas fritas de pacote e aperitivos salgados, alimentos congelados e pré-confeccionados, refeições prontas e embaladas e fermento em pó.

3. Em alternativa ao sal e para dar mais sabor à comida utilize: azeite, vinagre, sumo de limão, alho, cebola, pimento (o amarelo é o mais rico em vitamina C), orégãos, manjericão, tomilho, louro, cebolinho, hortelã, coentros ou salsa.

4. Cozinhe com ingredientes frescos, são preferíveis aos enlatados que contêm elevadas quantidades de sódio.

Outra regra a seguir na sua alimentação é a preocupação diária de incluir alimentos frescos: 5 porções de frutas e verduras de preferência de diferentes cores, que lhe vão aportar diferentes vitaminas e minerais.
A ingestão de uma quantidade equilibrada de proteínas é também fundamental neste equilíbrio, o ideal será o equivalente à palma da mão ao almoço e ao jantar, dando preferência às carnes brancas e peixe. No que respeita aos lacticínios, poderemos consumir duas a três porções preferencialmente magros se tiver excesso de peso ou obesidade, hipertensão ou diabetes. Esteja atento aos rótulos e evite os lacticínios com elevado conteúdo em gordura e sal, não se esquecendo de limitar o consumo de alimentos ricos em gordura saturada como: carne vermelha, queijo, manteiga, natas, enchidos, órgãos e vísceras, gelados, chocolate e bolachas.
O consumo de açúcar e alimentos que o contenham deve também ser tão reduzido quanto possível, pois dá uma sensação de falsa saciedade.

 Outra recomendação a reter é a importância de preparar refeições saudáveis,  respeitando um limite de calorias. 

O nutricionista pode ajudá-lo a criar um plano de alimentação atrativo, que lhe permita comer de forma saudável, saborosa e mantendo o seu peso dentro do desejável. Para tal deve também procurar fazer 5 a 7 refeições por dia (3 principais e até 4 pequenas refeições intercalares), bem como moderar o consumo de álcool: até 2 cervejas (de 200ml) ou 1 copo de vinho por dia.

É também fundamental para a sua saúde manter um bom nível de hidratação. Para tal devemos ingerir diariamente pelo menos 1.5 L de água, no caso das mulheres e 2.0 L no caso dos homens. Esta quantidade deve ser aumentada sempre que se pratique exercício físico.
7:26 da tarde

Creme de camarão

by , in


Uma forma de aproveitar as cabeças dos camarões  e fazer uma deliciosa sopa repleta de sabor.

Aproveite as cabeças de camarão e frite-as num fio de azeite por 2 a 3 minutos para libertar todo o sabor, adicione um pouquinho de brandy e flambeie. Junte cebola picada, alho francês e cenoura cortada em pedacinhos. deixe suar um pouco e junte água até que fique tudo coberto, tempere com sal e pimenta (facultativo), deixe cozer cerca de 20 minutos. Passe a varinha e transforme em puré. Coe este caldo que está cheio de sabores.
Á parte coloque um fio de azeite num tacho, deixe ferver junte 2 colheres sopa de farinha e deixe cozer a farinha, mexendo bem, acrescente o caldo aos poucos, desfazendo a  farinha  para não ficar grumos e deixe ferver até engrossar e ficar um creme suave.

Sirva quente acompanhado por alguns camarões salteados em manteiga e alho e croutons.
7:01 da tarde

Cupcakes de limão

by , in


Estes são alguns dos cupcakes que fiz para a feira de sabores da escola da minha filha, cupcakes de chocolate e baunilha já publicados aqui no blog e os clarinhos de limão que ficam também muito bons e deixo aqui a receita.

3 ovos
1/2 chavena de manteiga amolecida
1 chavena de açucar refinado
1/2 chavena de iogurte natural
1 e 1/2 chavena de farinha com fermento (Branca de Neve)
raspa de limão
sumo de limão

Aqueça o forno, forre um tabuleiro de queques com as forminhas, .

Na batedeira bata os ovos, a manteiga e o açucar até estar uma massa leve e fofa. Junte o iogurte, as raspas de limão, o sumo, bata mais um pouco, junte a farinha e bata mais 2 minutos, até ficar leve e cremoso.

Divida o preparado pelas formas e leve ao forno por cerca de 18 a 20 minutos em forno a 180º. Depois de cozidos retire do forne e deixe arrefecer antes de enfeitar.

Cobertura: Chantily aromatizado com raspas de limão e decorado com  flores de açucar


6:29 da tarde

Camarão frito ao alhinho

by , in

Para começar o ano deixo aqui um petisco para acompanhar umas cervejinhas ou um verde branco bem fresquinho.

Pode retirar as cascas aos camarões ou deixa-los com cascas como foi o meu caso e deixar que quem os coma se lambuzem.
.

Salteia-se os camarões numa frigideira com  uma colher de manteiga, alguns dentes de alho esmagados e um piri-piri cortado em pedacinhos, tempera-se com um pouco de sal, e deixa-se corar até ficarem douradinhos dos dois lados.

5:41 da tarde

Feliz Ano Novo

by , in

Desejo a todos os Amigos, e visitantes, um excelente Ano 2014






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram