Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

11:02 da manhã

Feijoada brasileira e seus acompanhamentos

by , in

Terminou assim a minha grande feijoada brasileira, que surgiu do  desanimo ao ir a um dos meus restaurantes favoritos e ficar desanimada com esta ementa, que outrora era muito apreciada e que agora ficou muito aquem das expetativas.

Provei  que  em casa consigo fazer tudo isto em pouco tempo, sem muito trabalho, e que consigo fazer uma grande refeição para toda a familia, com muito sabor, muito superior a alguns restaurantes.

Deixo aqui os links das respetivas receitas.

Feijoada de linguiça Toscana

Picanha grelhada

Banana frita

Pão de Queijo

Linguiça toscana grelhada

Farofa com bacon e cenoura

Couve salteada com bacom

Ananás grelhado com canela
1:58 da tarde

Ananás grelhado com canela

by , in

Para completar esta grande feijoada, falta o ananás grelhado, também muito simples de preparar.

Descascar o ananás e corta-lo em rodelas, polvilhar com canela, e grelha-se no grelhador bem quente.

Assim o ananás ajuda a digestão, e torna-se muito doce, sem levar qualquer açucar. É optimo para acompanhar qualquer tipo de carne,  ou  como sobremesa.
1:50 da tarde

Feijoada de linguiça

by , in

Aqui está a feijoada, desta vez de linguiça, mas pode variar e colocar as carnes que mais gostar, esta feijoada é muito simples pois uso feijão de lata que já está cozido, por isso num instante fica pronta, e sem trabalho nuenhum.

Refogo uma cebola bem picadinha, 2 dentes de alho, num fio de azeite, junto também  duas linguiças toscanas, deixo que elas refoguem e libertem parte da gordura, junto uma folha de louro, um raminho de salsa, refresco com um pouquinho de vinho branco, acrescento um tomate sem peles e cortado em pedacinhos, deixo refogar até o tomate se desfazer, se precisar junto um pouco de água, quando o tomate estiver bem desfeito junto o feijão de lata com o caldo, deixo apurar em lume médio até o molho reduzir e ficar bem grossinho. Atenção ao tempero, aqui não coloquei o sal, pois estas linguiças são salgadas, o feijão de lata também costuma conter sal, e não gostamos da comida salgada, não precisou, mas convem sempre provar e verificar os temperos, se achar que precisa coloque ao seu gosto.


1:28 da tarde

Picanha grelhada

by , in

A minha picanha grelhada não tem nada que saber, peço no talho para cortar em bifes de expessura média, só tempero com sal grosso na altura de grelhar. O grelhador tem que estar bem quente,  grelhar 2 ou 3 minutos, virar grelhar do outro lado mais 2 minutos. Se gostar bem passado são mais uns minutinhos. O tempo tem a ver com a expessura da carne e com o gosto pessoal, neste caso gostamos de médio a mal passados. Quanto mais passados menos suculentos ficam.
6:00 da tarde

Linguiça toscana grelhada

by , in


As linguiças toscanas grelhadas, neste caso no grelhador, poderão ser uma entrada ou um acompanhamento da  feijoada brasileira. Para a preparar  não é preciso receita, apenas deixo algumas dicas para ficarem no ponto.

Primeiramente dar alguns golpes na diagonal nas linguiças, assim assam melhor, e largam uma parte da gordura, ficando mais saborosas. Colocar no grelhador bem quente, virando de vez em quando para assar por igual em todos os lados.

Quando bem assadas, colocar sobre papel absorvente, para ficarem bem sequinhas.



9:36 da tarde

Farofa com cenoura e bacon

by , in

Minha farofa para acompanhar a feijoada.

bacon cortado em cubinhos bem pequenos
cebola bem picadinha
cenoura ralada
salsa picada
um fio de azeite
1 xicara de farinha mandioca
sal

Numa frigideira colocar um fio de azeite, o bacon e a cebola e a cenoura, deixe  alourar ligeiramente, mexendo de vez em quando para não pegar, junte a mandioca, misture bem para absorver todos aos sabores, tempere com um pouquinho de sal e a salsa, deixe cozinhar mais uns 2 a 3 minutos, mexendo para que não queime.
9:50 da tarde

Pão de queijo

by , in

A receita destes pães de queijo já se encontram aqui no blog, desta vez fiz com queijo da ilha que os tornou ainda mais saborosos, e em vez de polvilho azedo experimentei o polvilho doce.

500 g de polvilho doce
2 chavenas de leite
1 chavena de óleo
uma pitada de sal
4 ovos
2 chavenas de queijo ralado (desta vez usei o queijo da ilha que é mais forte)

Ferver o leite juntamente com o óleo e a pitada de sal. Escaldar o polvilho com o leite fervente. Deixar arrefecer, juntar os ovos e o queijo e amassar bem até ficar uma massa lisa.
Fazer bolinhas e levar a assar.
9:18 da tarde

Couve salteada com bacon

by , in

Mais um acompanhamento da minha feijoada brasileira, também muito simples e saborosa, e que poderá acompanhar os mais variados pratos.

A maior dificuldade será preparar a couve e corta-la em juliana bem fininha como se fosse para caldo verde, embora eu não me preocupe muito com a grossura da couve. Deve ser escaldada em água fervente, e escorrida.

Depois é refogar uma cebola picadinha, 1 dente de alho num fio de azeite juntamente com bacon cortado em cubinhos, quando a cebola estiver transparente juntar a couve, misturar bem nos ingredientes e deixar saltear até achar que está tenra, verifique os temperos, se achar necessário junte um pouco de sal, mas lembre-se que o bacon já é salgado.
9:15 da tarde

Banana frita

by , in

Banana frita para acompanhar uma feijoada á brasileira, uma delicia e tão simples de preparar. Fica a sugestão.

Bananas não muito maduras, descascadas e cortadas ao meio ou em terços, dependendo do tamanho, ovo batido, e pão ralado para panar, são os ingredientes necessários. A preparação não podia ser mais simples passar a banana pelo ovo, depois no pão ralado. Fritar em óleo bem quente, até ficar douradas de ambos os lados.

11:17 da tarde

Molho de tomate

by , in

Há muito que ando para colocar aqui as receitas de molho de tomate que tenho experimentado, mas vou me esquecendo, e agora com a fartura de tomates, voltei a fazer, mas desta vez fiz diferente das outras vezes muito mais simples, com poucos ingredientes, e fica já aqui registada para voltar a repetir.

1 kg de tomates usei coração de boi
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
azeite
1 colher de ketchup
1 colher de chá de açúcar
sal

Refogar a cebola picada e os alhos no azeite até ficarem transparentes, juntar os tomates cortados em pedaços com pele e sementes, deixar refogar bem até o tomate estar bem cozido, mexendo de vez em quando, como se fosse uma compota, temperar com o sal e o ketchup, verifique a acidez, se precisar junte uma colher de chá de açúcar, juntar também a salsa, deixe ferver mais um pouco. Retire do lume e passe o molho por um passe-vite com os furinhos pequenos e extraia toda a polpa que fica por baixo do passe-vite com uma colher. No fim no passe-vite só vão ficar as peles e a sementes. O molho deve-se levar novamente ao lume a ferver mais uns minutos até ficar com a consistencia desejada. Colocar em frascos esterilizados ainda quente, tapar e virar os frascos ao contrário até arrefecer.


10:57 da tarde

doce de ameixa branca

by , in

Doce de ameixa branca, ao contrário do doce de ameixa vermelha não retirei a pele o que o tornou um pouco mais acida, mas para mim muito delicioso, aqui fica a sugestão.

1 kg de ameixas brancas
700g de açúcar
1 casca de limão

Retirar os caroços as ameixas, e corta-las em fatias, coloca-las num tacho fundo, juntar o açúcar e a casca de limão e deixar macerar durante alguns minutos até o açúcar ser absorvido pelo sumo. Levar ao lume mexendo de vez em quando até fazer ponto de estrada. Para verificar o ponto, retire uma colher de doce e coloque num prato, deixe amornar, passe o dedo, se as partes não se juntarem está no ponto. Coloque em frascos esterilizados. Tape ainda quentes e vire-os ao contrário até arrefecerem.




7:15 da tarde

rolo de carne folhado com bulgur

by , in


Mais um rolo de carne, desta vez folhado e feito com bulgur, também conhecido por trigo de Kibe, que se encontra facilmente nos supermercados na parte dos produtos biológicos ou na parte de produtos importados brasileiros, ou marroquinos. Não é preciso usar muito, depois de demolhado, cresce e duplica de tamanho.

100 g de bulgur
200ml de agua a ferver
500g de carne picada
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 raminho de salsa, e hortelã
Sal e piri-piri a gosto
100g queijo ralado

Massa folhada
Queijo fatiado
Fiambre fatiado grosso
1 clara para pincelar
sementes de sesamo para decorar

Comece por demolhar o bulgur, coloque-o numa taça e regue-o com a agua fervente. Deixe repousar. O trigo vai absorver a água aumentando o seu volume.

Na picadora pique a cebola, a cenoura, a salsa e a hortelã.

Noutra taça, coloque a carne picada, junte os legumes picados, escorra o bulgur e envolva-o na carne, misture tudo, tempere com sal e piri-piri, envolva o queijo ralado.

Forre um tabuleiro com papel vegetal, espalhe a carne de forma a ficar um rectângulo, com cerca de 1 cm de espessura, por cima cubra com o fiambre fatiado e o queijo. Enrole com a ajuda do papel vegetal, deixando-o envolvido no papel vegetal. Leve ao forno a 180º por cerca de 30 minutos. Retire e deixe amornar.


Abra a massa folhada e estenda-a de forma a cobrir o rolo. Coloque o rolo no centro e cubra-o com a massa folhada, pincele as pontas com clara para fechar bem. Com a faça desenhe losangulos, pincele todo o rolo com clara de ovo e polvilhe com sementes de sesamo. Leve novamente  ao forno por mais 30 minutos ou até a massa ficar dourada.

Eu acompanhei com batatinhas assadas e vagens salteadas.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram