Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Folar Transmontano na MFP


Para a Pascoa este ano resolvi fazer um folar salgado, tinha esta receita guardada há algum tempo para experimentar, nem sei de onde a tirei, mas queria mesmo faze-la então chegou o momento.
Usei a minha  amiga maquina do pão para me ajudar a amassar.
Fiquei tão contente quando fui espreitar o forno e vi o tamanho deste folar,  cresceu bastante, ficou lindo, muito fofo e muito saboroso, e o cheirinho que se espalhou pela casa...hum...hum. 

1/2kg de farinha
6 ovos
75 g de margarina ou banha
6 colheres de sopa de azeite
1 pacote de fermento padeiro seco  11g (usei ramazotti)
1 colher café de sal
1 colher sopa de açúcar
carnes fumadas a gosto (usei salpicão, bacon e presunto)

Na cuba da máquina de fazer pão coloque os ovos, a margarina ou banha amolecida, o azeite, o sal e o açúcar, por fim a farinha e o fermento.
Escolha o programa massa. Quando terminar o programa retire a massa da maquina e coloque-a na bancada enfarinhada, estique-a com o rolo da massa até formar um retângulo, coloque metade das carnes, enrole e dobre até ficar uma bola, volte a esticar e coloque as restantes carnes, volte a enrolar e dobrar até ficar novamente em bola, coloque dentro de uma forma untada,( eu usei formas de papel) e deixar levedar até duplicar de volume (cerca de 1.30h) em lugar sem correntes (aqueci o forno levemente, desliguei e coloquei dentro do forno)
Após duplicar o volume, pincelar com clara de ovo e levar a assar em forno a 180º  até ficar dourado e cozido, fiz o teste do palito para ter a certeza que estava cozido, demorou cerca de 45 minutos.



3 comentários:

  1. Muito bonito e saboroso certamente! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este ano ainda não fiz nem comi folares :( mas ainda vou a tempo e confesso que os salgados são mesmo os meus preferidos :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram