Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

Bolo de espinafres com mousse de banana



Esta receita é o resultado de 2 experiencias.
1ª do bolo de espinafres que é bom para se servir simples a acompanhar um cafézinho ou assim recheado, não sabe a espinafres e ninguem adivinha o que dá origem a esta cor linda.
2ª desta mousse maravilhosa que fica lindamente como recheio e cobertura bem como servida simples.

O bolo pode fazer o seu preferido. Este foi mesmo para testar, e se quizer faciliar mais a receita use bases de bolo de compra.

Bolo de espinafres

4 ovos
espinafres (usei mais ou menos 2 xicaras de folhas)
2 xicaras de cha de açucar
3 xicaras de cha de farinha
1 colher sobremesa de fermento
1/2 xicara de cha de óleo
sumo e raspa de limão

No liquidificador juntar as gemas, o açucar, os espinafres, o óleo, sumo de 1/2 limão e raspa de limão e bater bem até ficar em creme.
Bater as claras em castelo com uma pitadinha de sal.
Numa vasilha, colocar a farinha e o fermento, juntar a mistura do liquidificador e misturar bem, por fim envolver as claras suavemente.
Colocar em forma untada e enfarinhada e levar a assar em forno a 180º.

Mousse de banana

2 bananas
1 limão
2 ovos
100g de açucar
1 iogurte (usei sabor banana)
7 folhas de gelatina
2 dl de natas

Decoração: 2 bananas, folhas de hortelã, framboesas

Descasque as bananas e corte-a aos cubinhos, regue com sumo de limão e reserve.
Bata as gemas com 50g de açucar até esbranquiçar, acrescente o iogurte, sumo e raspa de 1/2 limão.
Á parte demolhe as folhas de gelatina. Escorra-as e derrata-as em banho-maria ou no micro-ondas, e junte-as ao preparado das gemas. Reserve no frigorifico.
Bata as claras em castelo e junte o restante açucar batendo mais um pouco até ficarem bem firmes.
Bata as Natas até ficarem firmes, e envolva nas claras em castelo.
Escorra as bananas reservas e junte-as ao creme de gemas, envolva também a mistura de claras e natas.

Montagem:

Corte o bolo ao meio. No prato onde vai servir coloque um aro, dentro deste a base de bolo, cubra com metade do creme e tape com o restante bolo, cubra com o restante creme.
Reserve no congelador por 4 horas

No momento de servir desenforme o bolo e decore com rodelas de banana previamente passadas pelo sumo de limão.


14 comentários:

  1. A mistura é surpreendente, mas o bolo parece mesmo delicioso! :-)

    ResponderEliminar
  2. Minha amiga mas que delicia de bolo já anotei.um bjs Natércia...

    ResponderEliminar
  3. Nossa, que interessante usar espinafre num bolo.

    ResponderEliminar
  4. Que diferente! Mas está muito bonito.

    ResponderEliminar
  5. Conceição... játenho visto esse tipo de bolo em vários blogs mas nunca me deu para fazer... acho a mistura tão estranha...lol

    mas como eu tenho uma veia aventureira...eheh tenho de tentar pelo menos.

    O seu ficou bem apetitoso. Parabéns ;-)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É porque tu o dizes ,
    comia-se sem notar que era espinafres.
    Mas tem um aspecto lindo
    PARABÉNS.

    ResponderEliminar
  7. Esse bolo ficou lindo, mas eu confesso estou com um pouco de receio de fazê-lo, mas a ver pela foto parece delicioso!

    ResponderEliminar
  8. k lindo bolinho parabéns ficou cá com um aspecto maravilhoso...uma coisa totalmente diferente...
    parabéns

    bjokas

    ResponderEliminar
  9. Também estive a ver se era salgado ou doce e parece-me ser um pouco dos dois... Supreendente!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Que boa ideia, eu tb estou a pensar fazer umas experincias com este bolo só para ver a cara do meu pessoal quando lhes apresentar um bolo verde!

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo seu site... de facto tem receitas com um óptimo aspecto!
    No feriado fiz o bolo de espinafres com a cobertura de mousse de banana e faço a seguinte observação: acho que não é necessário a mousse levar o sumo de limão... este torna-se muito presente...
    Quanto aos espinafres, não se notam e dão um aspecto diferente ao bolo!:-)

    ResponderEliminar
  12. Nossa, que delícia!!!
    Eu não conhecia o seu blog, amei!!!
    Essa combinação é exótica e divina!!!
    Bjs

    ResponderEliminar



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram