Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

11:18 da manhã

Boas Festas

by , in

Que a Magia da Noite de Natal transforme todos os Seus Sonhos na mais bonita realidade e que o Ano Novo seja cheio de Paz, Saude e Prosperidade
10:00 da manhã

bacalhau assado no forno

by , in


Depois de demolhado, foi seco em papel de cozinha temperado com pimenta moída na hora, coloquei uma frigideira com azeite e levei ao lume quando bem quente colocar as postas dourar muito levemente de ambos os lados, retirei e coloquei na assadeira. No mesmo azeite dourei uma cebola grande cortada em rodelas, alho, refresquei com vinagre e juntei alguns picles. Esta cebolada foi colocada em cima do bacalhau e foi a assar.
Acompanhei com batatas fritas e salada
10:00 da manhã

tarte de kiwi

by , in

A filhota queria tarte, eu queria gastar alguns dos kiwis que tinha em casa, então juntou-se o útil ao agradável e saiu esta maravilhosa tarte de kiwi que foi devorada num piscar de olhos.

Para a massa: Usei uma base de massa folhada de compra, forrei a forma com a base, coloquei por cima uma folha de papel de alumínio e por cima desta feijões secos, foi a assar durante 15 minutos, retirei os feijões e a folha de alumínio e assou mais um pouco para dourar.

Creme:

6 dl de leite
6 colheres sopa de açúcar
4 gemas
2 colheres sopa de farinha
2 colheres sopa de maizena
2 colheres de sopa de brandy

Coloque o leite a ferver. à parte misture as gemas com o açúcar, bata bem até ficar uma mistura esbranquiçada, adicione a farinha, desfaça a maizena numa colher de leite frio e junte a mistura mexendo sempre. Adicione o leite fervido aos pouco no creme de ovo, mexendo sempre, e por fim leve ao lume para engrossar, mexendo sempre. Retire do Lume e adicione o brandy, misture novamente, (o brandy vai-lhe dar um sabor especial). Coloque este creme na base assada e deixe arrefecer.

Fruta: Coloque uma xícara de água e uma de açúcar num tacho e leve ao lume até formar uma calda junte o Kiwi cortado em rodelas e deixe cozer. Apague o lume.
Demolhe 2 folhas de gelatina em água fria. Escorra o kiwi, e na calda dissolva a gelatina escorrida.

Coloque as rodelas de kiwi sobre o creme, e regue com a calda, leve ao frigorífico. Sirva bem fresco







3:24 da tarde

Coelho assado na panela de pressão

by , in

Este coelhinho foi meu almoço de ontem, coelho caseiro, muito saboroso, mas para ficar bem tenrinho tive a ajuda da minha preciosa panela de pressão.

De véspera cortei o coelho aos pedaços, retirei todas as gorduras e temperei com sal, uma mistura de alho ralado, pimentão, coentros moídos e pimenta moída na altura, azeite, e reguei com vinho branco, ficou a marinar até ao dia seguinte.

Coloquei na panela de pressão um fio de azeite e fritei levemente o coelho, coloquei todo o liquido da marinada e juntei meia cerveja. Tapei a panela de pressão e deixei por cerca de 30 minutos.

Deixei sair a pressão, abri a panela e verifiquei que o coelho ainda não estava como pretendia. voltei a fechar e ficou mais 15 minutos. Retirei e estava tenrinho. Como cá em casa gostam bem tostadinho coloquei no forno junto com as batatas que estavam a assar só para tostar durante 5 minutos.

Para acompanhamento batatinhas assadas no forno, e castanhas, grelos salteados em azeite e alho, e puré de beringela.
2:00 da tarde

Bolo com creme de abacaxi

by , in

Uma delicia de bolo para o fim-de-semana que se aproxima. Bom fim-de-Semana.

Massa:


4 ovos pequenos ( a receita pedia 2 ovos grandes) claras e gemas separadas


1 e 1/2 xícara de chá de açúcar


2 colheres de sopa de manteiga


1 xícara de chá de leite


2 e1/2 xícara de farinha de trigo


1 colher de sopa de fermento em pó




Recheio:


2 colheres de sopa de maisena


2 xícaras chá de leite


1/2 xícara de chá de açúcar


1 lata de abacaxi em calda




cobertura:


chantily usei comprado pronto só juntar água ou leite


mas pode usar natas batidas com 3 colheres de açúcar até estarem bem firmes e juntar duas folhas de gelatina previamente demolhadas em água, escorridas e derretidas em banho-maria.




Massa:


Bata na batedeira as gemas, o açúcar e a manteiga, até obter um creme esbranquiçado. Sem parar de bater adicione o leite e a farinha alternadamente. Reserve.


Á parte bata as claras em castelo firme, misture o fermento e adicione a massa reservada, misturando delicadamente.


Disponha em forma untada e polvilhada com açúcar. Leve ao forno previamente aquecido em temperatura de 180º até estar cozido e dourado.




Recheio:


Dissolva a maisena no leite frio, misture o açúcar e leve ao lume até engrossar. Desligue e aguarde esfriar. Escorra o abacaxi corte em pedacinhos, reserve alguns para a decoração, e misture do creme. Reserve a calda para molhar o bolo.




Montagem:


Desenforme o bolo e corte ao meio, humedeça as partes com a calda do abacaxi. Espalhe o recheio, cubra com a outra parte, decore com o chantily e pedacinhos de abacaxi.




12:20 da tarde

Lombinhos de pescada gratinados com maionese e queijo da ilha

by , in

Mais uma opção rápida para o dia-a-dia. Estes medalhões ficaram optimos.
Primeiramente temperei os medalhões com sal, alho e um pouco de vinho branco.
Preparei um puré de batata ao qual juntei umas folhas de espinafres que triturei com um pouquinho de leite. O que deu um tom esverdiado a este puré.
Num tabuleiro de forno coloquei os montinhos de puré, no meio coloquei os medalhões escorridos e passados em maionese, por cima coloquei queijo radado da ilha. Levei ao forno a gratinar.
Servir bem quentinho.
12:15 da tarde

Bolo de maças em camadas

by , in

Este bolo é daqueles que duvidamos se vai dar certo até estar pronto, mas deu super certo, ficou muito saboroso, tanto que foi devorado num instante, sobrou esta fatia para a foto.

A receita é da rosiane, mas foi daqui que tirei.

2 xícaras de chá de farinha de trigo(usei farinha com fermento)
2 xícaras de chá de açúcar
canela
800g de maçãs maduras
120 g de margarina
2 ovos grandes(usei 4 ovos pequenos)

Misture a farinha e o açúcar. Descasque as maçãs e corte-as em rodelas não muito grossas. Arrume numa assadeira de 24 cm uma camada fina da farofa (farinha e açúcar que você misturou), e coloque por cima pedacinhos de margarina,cobrindo toda a extensão da forma. Cubra com uma camada de maçãs em rodelas salpicadas com canela e assim sucessivamente, até completar a forma, sendo que a última camada deve ser de farofa. Por último, bata os ovos inteiros e jogue sobre a última camada.
Leve ao forno em temperatura média, até dourar.
10:00 da manhã

risoto de tomate seco e cogumelos com bifinhos de peru

by , in

Uma refeição para o dia-a-dia, fácil, rápida e muito saborosa.

Agua fervente ou caldo de legumes

1/2 xic. (chá) de vinho branco seco

1 dente de alho amassado

1 colher (sopa) de azeite

3 colheres (sopa) de tomate seco

1 lata de cogumelos (não tinha frescos, mas fica bem melhor

parmesão ralado grosso, sal a gosto



Refogue o alho no azeite, acrescente o tomate seco partido em pedacinhos e os cogumelos e deixe saltear, acrescente o arroz misture bem. Adicione o vinho deixe evaporar, aos poucos vá juntando o caldo de legumes, (uma concha de cada vez, mexendo de vez em quando e sempre que que a água evapore,acrescentando mais caldo) rectifique o sal, quando o arroz estiver cozido, retire do lume e junte o parmesão, misture e sirva de seguida.

Acompanhei com bifinhos de peru grelhados e temperados com sal, alho e coentros desidratados e uma saladinha de alface.
8:53 da tarde

Filhoses de forma

by , in


Já cheira a natal, o meu começou com esta receita que testei e deu super certo, ficaram bem estaladiças e derretem-se na boca como gostamos. A receita rendeu muito, na proxima vez só faço metade, só para terem a noção um terço desta massa rendeu esta travessa apinhada, estas foram as sobraram depois do lanche.


300 g de farinha

1 pitada de sal refinada

3 ovos

30 gramas de açucar

5 colheres de sopa de sumo de laranja

1/2 l de leite

50 g de manteiga

oleo para fritar

açucar e canela para polvilhar



Peneire a farinha com o sal para dentro de uma tigela e abra uma cavidade no centro.

Junte os ovos batidos, o açucar e o sumo de laranja, misture bem e adicione o leite, aos poucos, misturando sempre com a vara de arames.

Passe a mistura por um passador e junte-lhe a manteiga derretida.

Aqueça uma boa porção de óleo um recipiente fundo. Introduza nele a forma própria para estas filhoses para aquecer. Mergulhe-a depois na massa sem chegar ao rebordo superior.

De imediato mergulhe-a na gordura quente, devendo ficar completamente submemersa. Sacuda a forma para soltar a filhós e não lhe mexa de imediato para não deformar. Retire-a com uma escumadeira. Repita a operação para fritar a restante massa.

Sirva as filhoses polvilhadas com açucar e canela.


Nota: esta receita rende muito, na próxima vez faço só metade da receita.
10:54 da manhã

Muffins de maça e iogurte

by , in

Estou sem maquina fotográfica, e as fotos do telemóvel ficam muito desfocadas, esta é uma das razão porque o blog está quase parado. Mas continuo a cozinhar e este muffins são a prova disso, ficam muito saborosos, além de ser muito práticos.
275 g de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
1/2 colher café de sal refinado
75 g de açúcar
2 ovos levemente batidos
2,5 dl de iogurte (usei aroma de coco)
50 g de manteiga derretida
3 maças descascadas e picadas
Aqueça o forno a 200º. Unte 12 formas de muffins. Peneire a farinha, juntamente com o fermento e o sal para dentro de uma tigela grande. Junte o açúcar e a maça picada, misture.
Bata os ovos com o iogurte e a manteiga derretida. Faça uma cova no meio dos ingredientes secos e deite os líquidos para dentre.
Misture com cuidado para formar uma massa fofo.
Deite a massa para dentro das forminhas já untadas, salpique um pouco de açúcar e canela por cima. Reduza a temperatura do forno para 180º e leve os muffins a assar por cerca de 20 a 25 minutos até ficarem louros e cozidos.
6:35 da tarde

Crumble de maça

by , in



Esta receita é da minha amiga Marcia Alexandra, foi feita pela filhota e diga-se estava uma delicia, pena que a foto não esteja grande coisa.



5 maças descascadas e fatiadas
sumo de limão
1 colher de chá de canela
5 colheres sopa de açúcar

Farofa:

1 xícara de chá de farinha de trigo
120 g de manteiga sem sal
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de nozes picadas
1 colher de chá de canela em pó

Creme de caramelo:
1 xícara de açúcar
5 colheres sopa de água
1 pacote de natas
Para acompanhar:
Gelado a gosto usei gelado de limão

Num refractário coloque uma camada de maças fatiadas, salpique com o sumo de limão, polvilhe com canela e o açúcar. Faça outra camada de maça e repita a operação.
Faça a farofa, misturando a farinha de trigo, a manteiga, o açúcar, as nozes e a canela. Misture tudo com as mãos.

Coloque a farofa sobre as maças e leve ao forno médio para assar durante cerca de 45 minutos, ou até dourar.

Faça o creme de caramelo:

Leve o açúcar e a água ao lume numa caçarola, deixe engrossar até ficar da cor do caramelo.

Aqueça as natas no microondas, por cerca de 1 minuto, mexa bem e misture á calda de caramelo, mexendo sempre.

Depois que comece a ferver, coloque o lume no mínimo e aguarde mais um pouco até a calda engrossar.

Sirva o crumble de maça com uma bola de gelado e o creme de caramelo.



1:00 da tarde

Antepasto de beringela no microondas

by , in
Esta entrada foi preparada para o dia roxo, mas como não ficou com a cor desejada, deixei para publicar mais tarde, uma entrada muito fácil e fica muito gostosa, quem não gostar de encontrar os pedacinhos de legumes pode passar com a varinha e fica com uma pasta saborosa para barrar as torradinhas. No meu caso ficou com os pedacinhos para a filhota foi passadinha e ela gostou bastante.

01 beringela grande cortada em cubinhos bem pequenos
1/2 pimento verde
1/2 pimentão amarelo ou vermelho
1/2 xícara (chá) vinagre
1/2 xícara (chá) de azeite
1 cebola picadinha
3 colheres (sopa) de manjericão picado
1 dente de alho bem picadinho
2 colheres de sopa de azeitonas fatiadas.

Misture tudo e coloque num refractário e leve ao micro ondas por 08 minutos.
Volte a misturar muito bem e volte ao microondas em temperatura máxima por 12 minutos, ou até que fique em uma textura que lhe agrade deixe dentro do forno até esfriar.
Fica melhor no dia seguinte.



1:35 da tarde

massa com creme de legumes e frango

by , in


Mais uma refeição muito simples para o dia a dia, muito saborosa e nutritiva.

Na panela de pressão coloquei um fio de azeite e dourei levemente o frango cortado em pedaços, juntei uma cebola em rodelas,2 tomates médios cortados em cubos, uma beringela pequena cortada em cubos, 1 cenoura também em cubos, 2 dl de cerveja, 1 copo de caldo de galinha, temperei com sal, coentros, alho e pimenta moida na hora, tapei a panela e deixei cozer durante cerca de 20 minutos.
Entretanto cozi a massa em abundante água temperada de sal. Escorri, deixei um pouquinho de água no fundo para ajudar a envolver o creme.
Depois de retirada a pressão, o frango estava bem estufadinho e muito saboroso, retirei o frango e triturei os legumes com a varinha magica, ficou um creme bem expesso que envolvi na massa.
Servi a massa com o frango e saladinha verde.
10:00 da manhã

Salada de couve roxa e maça -dia roxo

by , in


Minhas experiências para o dia roxo, foram todas fracassadas, embora os ingredientes fossem roxos, o resultado final não eram a cor desejada, então acabei por decidir que ia participar com esta saladinha bem simples, servida nas próprias folhas, que lhe deu um ar muito roxo como o dia pedia.

Couve roxa, reserve algumas folhas inteiras para servir individualmente, a restante corte em juliana bem fina e coloque em água e sal.
Maça verde, bem picadinha,
Nozes picadas
3 colheres de maionese,
Escorrrer bem a couve, e misturar tudo, servir nas folhas reservadas.
1:39 da tarde

pão de leite com ameixas - MFP

by , in

Este é dos pães preferidos cá em casa, fica um pão muito macio, muito fofo, e pode-se váriar usando passas, nozes, pepitas de chocolate, desta vez foi as ameixas.


Convem colocar as ameixas depois do bip, confesso que não tenho feito, pois deixo a maquina programada para durante a noite, e até agora não notei grande diferença.



2.5 dl de leite

50 g de manteiga

1 ovo

1 pitada de sal

5 colheres sopa de açucar

500 g de farinha

2 colheres sobremesa de fermento (usei Ramazotti)

ameixas secas cortadas em pelaços


Colocar os ingredientes pela ordem descrita, programa sandes, cor média peso 600g



5:40 da tarde

Gelado de gelatina com calda de chocolate

by , in




Este gelado deveria ter ficado roxo, e até ficou,mas muito clarinho que na foto parece branco, o que deveria ser a minha participação no dia roxo, foi por água abaixo, mas deu uma óptima sobremesa num dia bem quente.




Este gelado é muito fácil de preparar foi adaptado desta receita que vi aqui preparada pela Marnia, que retirou daqui http://www.fotolog.com/maurorebelo/10860100

1 lata de leite condensado

1 pacote de natas

1 caixa de gelatina em pó de qualquer sabor (eu usei frutos silvestres)


Dissolva a caixa de gelatina em pó conforme orientação da embalagem.

Deixe esfriar.
No liquidificador bata 1 lata de leite condensado com as natas e reserve.

Acrescente a gelatina dissolvida ao que foi reservado.

Leve ao congelador por 30 minutos ou até endurecer.Retire do congelador e deixe amolecer levemente.

Bata na batedeira por cerca de 5 minutos e leve novamente ao congelador até que endureça.


Cobertura:

1 copo de leite (pode ser de soja) ou água

1 copo de açúcar

4 colheres sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de amido de milho

1 pitada de sal.

Bater tudo no liquidificador e levar ao lume para engrossar.
6:15 da tarde

Geleia de Cascas de Maracuja

by , in


Adoro esta geleia, há alguns anos atrás, ainda não tinha este blog, uma amiga brasileira deu-me a receita, experimentei e todos adoraram, na altura fiquei super admirada como é que a dela ficava amarela e a minha ficava escurinha, foi nessa altura que fiquei a conhecer o maracujá brasileiro grande e amarelo, bem diferente do nosso português, roxo e pequenino.
Como por aqui os maracujás são caros e nem sempre se encontram, a receita foi para o meio dos outros papelinhos com receitas apontadas umas em guardanapos de café, outras em pequenos papeis e vão todas acabar no fundo de um baú que tenho para esse efeito juntamente com imensas revistas antigas, papeis de jornal, recortes de embalagens etc..
Um dia destes deram-me uns maracujás deliciosos, e lembrei-me da geleia, procurei lá no fundo e então saiu esta deliciosa geleia de cascas de maracujá, bem perfumada.


6 maracujás

5 dl de agua


Lavar bem os maracujás e corta-los ao meio, retirar a polpa e reservar.

Levar a cozer as cascas na água durante cerca de 15 a 20 minutos.

Retirar os maracujás da água e reservar a mesma. Com uma colher retirar a parte branca da casca deixando apenas a película de fora que é mais dura.

Bater no liquidificador a polpa da casca com o liquido da cozedura. Medir a quantidade de liquido num copo medidor juntar água até perfazer 5 dl. Levar ao lume novamente e juntar 2,5 dl de açúcar (medida do copo medidor), deixar o açúcar derreter e juntar a polpa e sumo dos maracujás. Deixar cozer até engrossar.

Colocar em frascos esterilizados.

5:39 da tarde

Charlotte de Morango

by , in

Esta sobremesa é uma adaptação desta, um visual de abrir o apetite, uma delicia nestes dias quentes.



500 g de morangos
250 g de palitos champanhe
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
5 folhas de gelatina
2 cafés expresso
geleia de morango (usei de framboesa)

Corte as pontas aos palitos champanhe de forma a ficarem do mesmo tamanho e forre as laterais e o fundo de uma forma amovível embebendo-os levemente no café amargo.
Lave e tire os pés dos morangos e coloque-os por cima dos palitos.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Numa tigela bata as natas em chantily. Noutra tigela disponha o leite condensado, derreta a gelatina no micro-ondas, 30 segundos e misture ao leite condensado, mexendo sempre, envolva esta mistura no chantily e verta por cima dos morangos.

Leve ao frigorífico até solidificar.
Antes de servir espalhe a geleia por cima e decore com morangos e folhas de menta.
9:30 da manhã

Pão de alfarroba passas e nozes

by , in


Um dia destes ao passar nas prateleiras dos produtos diateticos do hiper, vi os pacotinhos de farinha de alfarroba, não resisti, trouxe para experimentar, depois fui visitar os blogs amigos á procura de receitas para a usar, achei algumas que vou experimentar brevemente e não resisti a esta do Blog Delicias e Companhia, que fiz no mesmo dia, ficou uma delicia, um pão diferente que todos gostaram, o crocante das nozes e o doce das passas deram-lhe um sabor especial.

1 1/2 copo de água tépida
3 colheres sopa de açúcar
1 colher chá de sal
1 colher sopa de azeite
3 1/2 copos de farinha
1/2 copo de farinha de alfarroba
2 colheres chá de fermento biológico seco
1/2 copo de miolo de nozes
1/2 copo de passas escuras e douradas

(1 copo = 235 ml = copo medidor que vem com a máquina)

Coloque na cuba da máquina os ingredientes pela ordem indicada
(Excepto as nozes e as passas).

Escolha o programa pão normal, cor médio e tamanho grande. Quando ouvir o primeiro sinal sonoro, adicione então as nozes e as passas
10:10 da manhã

sopa de nabiças com grão

by , in

Todas as semanas faço sopa, normalmente faço uma panela grandinha e depois separo por várias refeições, sim pois todos os dias há sopa nesta casa, e por vezes a sopa substitui uma refeição, foi o caso desta. Normalmente prefiro as sopas só de legumes, mas quando tenho que adiantar e deixar uma carninha de vaca cozida para o dia seguinte, aproveito o caldinho desta para fazer uma sopa mais enrequecida.



Assim surgiu esta, tinha cozido um pedaço de carne, que depois parti em pedacinhos, para outra refeição, aproveitei o caldo e juntei 2 batatas, 1 cenoura frande, um pedaço de abobora, 1 cebola 1 dente de alho, temperei com sal e deixei os legumes cozerem, passei pela varinha, juntei um molhinho de nabiças previamente lavadas e cortadas em pedacinhos, grão de bico previamente cozido e uns pedacinhos de carne desfiada, deixei cozer mais um pouco, reguei com um fio de azeite e retirei do lume.







6:49 da tarde

Charlote de pessegos

by , in
Esta sobremesa é pratica e muito boa, como sempre com as minhas correrias, tive que levar ao congelador para solificar mais depressa, o que congelou levemente os pessegos que estavam no fundo, e não tiveram tempo de descongelar totalmente, mas mesmo asim não sobrou nadinha.



2 latas de pessegos em calda

250 g de palitos champanhe

1 lata de leite condensado

3 pacotes de natas

6 folhas de gelatina


Corte as pontas aos palitos champanhe de forma a ficarem do mesmo tamanho e forre as laterais e o fundo de uma forma amovivel.

Escorra os pessegos de uma lata e coloque-os por cima dos palitos.

Demolhe as folhas de gelatina em água fria.

Numa tigela bata as natas em chantily. Noutra tigela disponha o leite condensado, derreta a gelatina no micro-ondas, 30 segundos e misture ao leite condensado, mexendo sempre, envolva esta mistura no chantily e verta por cima dos pessegos. Leve ao frigorifico até solidificar. (eu levei ao congelador para ser mais rapido por cerca de duas horas).

Com metade dos pessegos da outra lata e alguma calda fiz um puré com a varinha e coloquei por cima da charlote já solidificada, e os pessegos restantes cortei em fatias e decorei.

Servir bem fresco.
4:46 da tarde

Sumo de melão e hortelã pimenta

by , in





Este sumo foi para aproveitar um melão que não saiu muito doce, as folhas de hortelã pimenta deram-lhe um sabor especial. Não tem nada que saber apenas bater no liquidificador o melão cortado em pedaços com 6 folhinhas de hortelã pimenta.
4:50 da tarde

sopa de beterraba

by , in



Esta sopinha foi uma experiencia, que me agradou bastante.




Tinha cozido um pouquinho de carne para outra refeição e aproveitei o caldo da cozedura para esta sopinha, juntei 1 batata, 1 courgete grandinha com casca, 1 cenoura, 1 cebola, 1 dente de alho, 1 beterraba grande, deixei cozer, passei a varinha e retifiquei os temperos, juntei um fiozinho de azeite e apaguei.
10:38 da manhã

S. Pedro Afurada 2009

by , in
A festa de S. Pedro de Afurada é das mais lindas aqui da Zona de Gaia, não só pelos inumeros e magestosos andores todos enfeitados de flores naturais, como pelas ruas decoradas, e varandas decoradas com colchas alusivas, cada uma mais linda que a outra.

As ruas enfeitadas, ás portas abertas com seus habitantes sentados á espera da procissão

As varandas vestidas de festa

A Guarda a cavalo dá inicio á procissão



De apreciar a quantidade de jovens que participam na procissão



É uma procissão muito dura, pois percorre todas as ruas da freguesia, algumas muito íngremes e estreitas, demora cerca de 3 horas a fazer todo o percurso. Têem que parar várias vezes, pois os andores são muito pesados.








O povo da Afurada é muito devoto, durante o ano juntam as quantias necessárias para fazer uma grande festa em honra do seu padroeiro. Festa esta que começa no S. João e prolonga-se até ao dia seguinte ao da procissão.













































Este é dos andores mais difíceis de transportar, pela sua altura.



Aqui só coloquei uma pequena amostra dos andores que passaram.


Uma pequena curiosidade, quando os andores passam nas casas dos familiares que os levam, vira-se o andor para a casa e eleva-se para a abençoar todos os que nela habitam.



Pequenas Varinas vestidas a rigor, levam a rede onde se colocam as dávidas para ajuda da festa


O padroeiro é transportado por pescadores vestidos a rigor.














A procissão termina com a todos os andores virados para o rio, a bênção dos barcos e uma salva de morteiros e sirenes a tocar.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram