Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

6:15 da tarde

Geleia de Cascas de Maracuja

by , in


Adoro esta geleia, há alguns anos atrás, ainda não tinha este blog, uma amiga brasileira deu-me a receita, experimentei e todos adoraram, na altura fiquei super admirada como é que a dela ficava amarela e a minha ficava escurinha, foi nessa altura que fiquei a conhecer o maracujá brasileiro grande e amarelo, bem diferente do nosso português, roxo e pequenino.
Como por aqui os maracujás são caros e nem sempre se encontram, a receita foi para o meio dos outros papelinhos com receitas apontadas umas em guardanapos de café, outras em pequenos papeis e vão todas acabar no fundo de um baú que tenho para esse efeito juntamente com imensas revistas antigas, papeis de jornal, recortes de embalagens etc..
Um dia destes deram-me uns maracujás deliciosos, e lembrei-me da geleia, procurei lá no fundo e então saiu esta deliciosa geleia de cascas de maracujá, bem perfumada.


6 maracujás

5 dl de agua


Lavar bem os maracujás e corta-los ao meio, retirar a polpa e reservar.

Levar a cozer as cascas na água durante cerca de 15 a 20 minutos.

Retirar os maracujás da água e reservar a mesma. Com uma colher retirar a parte branca da casca deixando apenas a película de fora que é mais dura.

Bater no liquidificador a polpa da casca com o liquido da cozedura. Medir a quantidade de liquido num copo medidor juntar água até perfazer 5 dl. Levar ao lume novamente e juntar 2,5 dl de açúcar (medida do copo medidor), deixar o açúcar derreter e juntar a polpa e sumo dos maracujás. Deixar cozer até engrossar.

Colocar em frascos esterilizados.

5:39 da tarde

Charlotte de Morango

by , in

Esta sobremesa é uma adaptação desta, um visual de abrir o apetite, uma delicia nestes dias quentes.



500 g de morangos
250 g de palitos champanhe
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas
5 folhas de gelatina
2 cafés expresso
geleia de morango (usei de framboesa)

Corte as pontas aos palitos champanhe de forma a ficarem do mesmo tamanho e forre as laterais e o fundo de uma forma amovível embebendo-os levemente no café amargo.
Lave e tire os pés dos morangos e coloque-os por cima dos palitos.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria.
Numa tigela bata as natas em chantily. Noutra tigela disponha o leite condensado, derreta a gelatina no micro-ondas, 30 segundos e misture ao leite condensado, mexendo sempre, envolva esta mistura no chantily e verta por cima dos morangos.

Leve ao frigorífico até solidificar.
Antes de servir espalhe a geleia por cima e decore com morangos e folhas de menta.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram