Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

8:44 da tarde

Cinnamon Rolls de Maçã

by , in


Gostava que sentissem o cheiro que se espalhou nesta cozinha quando fiz estes pãezinhos recheados de maçã e canela, o cheiro de pão acabado de fazer misturado  com o aroma da maça e canela, é tão bom, que mal saíram do forno nem os deixaram esfriar.





Ficou um pão doce, fofo, e muito guloso. A receita é muito fácil e se tiver ajuda da maquina do pão para amassar ainda melhor, se não tiver não se preocupe pois mesmo manualmente é fácil.

Para a massa:

250 ml de leite morno
50g de margarina
450g de farinha
1 pacote de fermento fermipan (11g)
50g de açúcar
1/4 colher chá de sal
1 ovo

Para o recheio:
100g de açúcar
1 colher sopa de canela
1 maçã descascada e cortada em cubinhos pequenos
50 g de margarina

Na maquina do pão é só colocar os ingredientes da massa, escolher a função de massa. e deixar que a maquina trabalhe sozinha até terminar o tempo.
Nessa altura, retire a massa da maquina, estenda-a sobre superfície enfarinhada, abra-a com o rolo até ter 0,5 cm, e coloque o recheio por cima.
Para o recheio: misture a manteiga com o açúcar e canela até fazer uma farofa, espalhe por cima da massa, e por cima desta coloque os cubinhos de maçã. enrole a massa e corte-a em rodelas com cerca 2 cm de largura.
Disponha-as num tabuleiro de forno polvilhado com farinha, e deixe crescer por cerca de 30 minutos. Leve então ao forno a assar em forno a 180º até ficarem dourados. Pincele com geleia para ficarem com brilho.


Manualmente:
Numa tigela coloque 375 g de farinha, o açúcar, o fermento,misture e acrescente o sal, acrescente o leite morno com a margarina e o ovo, misture bem e vá acrescentado a restante farinha aos poucos, amassando sempre até a massa  se despegar da taça. Retire-a e coloque-a sobre superfície enfarinhada. Sove a massa por cerca de 5 minutos, esticando-a e voltando a enrolar, deixe repousar por 10 minutos e volte a sova-la. Coloque-a num recipiente e deixe crescer até dobrar de volume em local seco, sem correntes de ar.
Depois abra a massa  com o rolo como acima descrito, coloque o recheio, e proceda do mesmo modo.









6:35 da tarde

Peito de frango assado com cogumelos e queijo com molho de vinho do porto

by , in


Um peito de frango suculento, com um molho delicioso, uma refeição diferente, rápida, e fácil de preparar.  Acompanhei com arroz de broculos, mas fica bem com puré, massa ou legumes.



Comecei por temperar previamente o peito de frango com sal e pimenta. Reservei.

Numa frigideira adicionei uma noz de manteiga que deixei derrete, acrescentei 2 dentes de alho picados e os cogumelos laminados, deixe fritar, mexendo de vez em quando para ficarem uniformes cerca de 2 minutos.

Retirei os cogumelos da frigideira e reservei. Passei os peitos de frango por farinha levei-os a alourar na mesma frigideira, virando-os para alourarem por igual, não precisam de cozinhar no interior pois  vão ao forno a acabar de cozinhar.

Quando o frango estiver louro coloque-o no tabuleiro do forno com os cogumelos por cima e cubra com queijo ralado. Reserve.

Na mesma frigideira onde alourou o frango, junte 1 dl de vinho do porto e pegue-lhe fogo, depois do alcool evaporar, junte 1/2 copo de água, 1 cubo de caldo de galinha, deixe ferver, rectifique temperos, e deixe reduzir um pouco.

Coloque este molho sobre os peitos de frango, tape com papel de alumínio e leve-os ao forno pre-aquecido a 200º durante 15 minutos, ao fim desse tempo, retire o papel e deixe mais 15 minutos.
7:23 da tarde

Carbonara original minha versão portuguesa

by , in




Inspirada nesta receita do site Pecado de Vinho , saiu esta  carbonara sem natas e numa versão portuguesa que não peca no sabor, e é tão fácil  e rápida de preparar.

Comecei por cozer a esparguete em água fervente temperada com sal até ficar al dente.

Entretanto fritei num pouquinho de azeite, bacon, chouriço e morcela cortada em cubinhos pequenos aos quais juntei alho picado. Escorri o excesso de gordura. e reservei.

Bati 3 ovos inteiros até ficarem em espuma , juntei um pouquinho de leite para ficarem mais diluídos, temperei com sal e pimenta, e acrescentei um pouco de queijo parmesão ralado.

Quando a massa estiver no ponto, escorra, reserve uma chávena da água do cozimento. Coloque-a novamente na panela, junte a mistura de bacon, chouriço e morcela, e envolva a mistura de ovos, misturando bem para que os ovos não talhem acrescente aos poucos um pouco da água de cozedura, misture bem para ficar cremosa, leve novamente ao lume baixo, mexendo sempre  e sem deixar ferver. Retire e sirva de imediato com o restante queijo por cima.


9:34 da tarde

Bacalhau frito com camarão

by , in

 Um prato muito apreciado em casa, muito simples de preparar.

Usei lombos de bacalhau que foram demolhados em água fria que foi mudada várias vezes, até retirar o excesso de sal.

Os lombos foram passados por farinha e fritos em azeite aromatizado com dois dentes de alho com casca e  uma folha de louro, até ficar dourado em todos lados.
Depois de frito, coloquei-os no prato de servir e reservei.
No mesmo azeite onde fritou o bacalhau fiz uma cebolada com 2 cebolas cortadas em meias luas e alguns dentes de alho picados, temperei com uma pitada de sal, quando a cebola começou a ficar dourada juntei os camarões, envolvi-os bem na cebolada até ficarem rosa, e juntei um pouco de vinagre balsâmico, envolvi bem, e deixei o vinagre evaporar. Retirei do lume e coloquei sobre as postas de bacalhau. Servi acompanhado com batata frita as rodelas e salada verde.



6:22 da tarde

Pataniscas de bacalhau da Rosa

by , in








Receita  da Rosa, cozinheira de mão cheia, estas pataniscas são  tão fofas e leves, que foram devoradas num instante.

Cozer 2 postas de bacalhau e reservar a água da cozedura. lascar as postas e retirar peles e espinhas.
Em 2.5 dl da agua de cozer o bacalhau já morna ou fria dissolver 6 colheres sopa de farinha com fermento, mexendo bem para ficar um polme liso e cremoso, separar 4 claras das gemas, juntar as gemas ao polme, mexendo bem para incorporar, juntar também 2 colheres sopa de leite, 1 cebola muito bem picada, o bacalhau lascado e salsa também picadinha. Envolver tudo. bater as claras em castelo com uma pitadinha de sal, e envolver no creme, temperar com pimenta e rectificar o sal.

Fritar colheradas  de massa em óleo quente, quando borbulhar vire-as para dourar em ambos os lados. Retire-as e coloque-as sobre papel absorvente para ficarem bem sequinhas.
4:53 da tarde

Bolo crumble de maça

by , in

Este bolo é maravilhoso, tão aromático, simples de preparar, e irresistível  com ou sem bola de gelado ou como este com uma colherada de natas batidas, a acompanhar um cafezinho.

Para o bolo de maçã
1/2 xícara de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 ovos
1 e 1/4 de farinha com fermento
1 colher chá de canela
2 colheres sopa de leite
3 maçãs descascadas e cortadas em fatias finas

Para o crumble
3/4 de xícara de farinha com fermento
6 colheres sopa de manteiga fria
1/2 xícara de açúcar
1 colher  de chá de canela

Unte  a forma com manteiga e reserve.
Prepare o crumble misturando todos os ingredientes com um garfo, até fazer uma farofa. Leve ao frigorífico.
Prepare a massa do bolo, na batedeira bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme, adicione os ovos um a um batendo sempre, acrescente o leite, seguidamente a farinha e a canela. A massa vai ficar espessa.
Coloque esta massa na forma, alise, seguidamente coloque as fatias de maçã, e por cima destas espalhe o crumble.
Leve a assar em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 40 minutos.
Desenforme morno. Sirva simples ou acompanhado por bola de gelado, ou então como eu com natas batidas com açúcar e um pouquinho de caramelo.

9:39 da tarde

Ameijoas á Bulhão Pato

by , in

Esta receita é a minha adaptação as "Ameijoas á Bulhão Pato" serviram de entrada, mas também fazem um petisco muito guloso.

1kg de ameijoas que deixei em água salgada com uma colher de farinha, algum tempo antes de preparar para retirar todas as areias.

Num tacho coloquei um fio de azeite, uma cebola picada e dois dentes de alho, levei ao lume até a cebola ficar transparente, acrescentei as ameijoas, previamente lavadas e escorridas, juntei um pouquinho de vinho branco para refrescar e deixei evaporar, tapei e deixei as ameijoas abrir. Depois de abertas, acrescentei coentros e sumo de limão. Depois é só servir e não esquecer do pão para molhar no molho.
5:32 da tarde

Molotof de caramelo

by , in

Depois de todos os doces de natal sobraram imensas claras que deram origem a este delicioso molotof, tão simples e rápido de fazer, o único segredo é resistir á tentação e deixa-lo arrefecer no forno sem o abrir.

12 claras
12 colheres de açúcar
1 colher de caramelo ou extrato de baunilha

caramelo para barrar a forma
amêndoas raladas para polvilhar

Bater as claras em castelo com umas areias de sal, quanto estiverem em castelo adicione o açúcar aos poucos  e  a colher de caramelo, batendo sempre até ficarem firmes e brilhantes.

Barrar a forma com o caramelo, colocar as claras batidas, espalhe bem as claras para ficar uniformes, levar ao forno pré-aquecido a 180º  por 12 minutos. Ao fim deste tempo apague o forno e deixe-o arrefecer no forno sem abrir a porta para não abater.

Depois de frio, desenformar e polvilhar com a amêndoa ralada

4:09 da tarde

Bolinhos de bolina

by , in


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram