Receitas culinárias simples,saborosas, de rápida preparação, testadas por mim.

11:20 da manhã

Tarte de Feijão e Amêndoa

by , in


Uma das minhas tartes preferidas é a de feijão, por ser uma sobremesa tipicamente portuguesa. Apesar de estar longe da minha vista, e do meu coração, há já bastante tempo, a partir do momento em que me surpreenderam com um pastel de feijão, a vontade de fazer, e comer, uma tarte destas apareceu de repente e nunca me largou, pelo que tive de a cozinhar de imediato. É uma tarte extremamente simples de fazer e com poucos ingredientes, inspirada na receita deste blog .


Ingredientes:

Massa folhada ou quebrada
250 gramas de feijão branco cozido
200 gramas de açúcar
3 ovos + 3 gemas
150 gramas de manteiga
150 gramas de amêndoa ralada
Açúcar em pó para decorar

Preparação:
Depois de cozido, escorrer o feijão e picá-lo na picadora até ficar com a aparência de puré.
Ao feijão, junte o açúcar e os ovos e as gemas, um de cada vez, sem parar de mexer.
Por fim, adicione a manteiga amolecida e a amêndoa ralada, envolvendo bem.

Com a recheio da tarte já feita, estenda numa tarteira a massa quebrada ou folhada, de preferência pousada em cima de papel vegetal, caso contrário, unte a forma com manteiga. Após esta etapa, coloque a mistura de feijão na base, e por cima, polvilhe com o açúcar em pó.

Leve a tarte ao forno a 185º durante cerca de 25-30 minutos, e quando esta estiver douradinha, retire-a do forno e polvilhe com açúcar em pó.



 
11:20 da manhã

Arroz Doce com Chocolate

by , in

Arroz Doce é um dos doces mais tradicionais portugueses, e apesar de não ser propriamente a minha sobremesa preferida, quando deparada com a ideia de fazer uma alteração tão profunda, fiquei receosa. Só há algum tempo é que ganhei coragem de finalmente experimentar e admito que fiquei surpreendida.


É um arroz doce diferente, bastante agradável, muito cremoso, e com um forte sabor a chocolate que combina muito bem com o arroz, para além de não ser demasiado doce.

Ingredientes:
1 xícara de arroz carolino
2 xícaras de água temperada com sal
2 xícaras de leite + 1/2
3 ovos
1 chávena de açúcar
200 gramas de chocolate de culinária

Preparação:

Cozer o arroz em 2 xícaras de água temperada com sal.

Quando a água for absorvida e o arroz estiver cozido, juntar 2 xícaras de leite e deixar ferver, mexendo de vez em quando.

Áparte, bater os ovos com o açúcar até ficar tudo misturado, juntando o restante leite (1/2 xícara). Para não deixar o ovo cozer, retirar um bocado de arroz e juntá-lo ao preparado do ovo, mexendo sempre.

Quando o arroz já estiver cozido, juntar gradualmente a mistura de ovo, mexendo sempre até o creme de arroz engrossar, e só depois, junte o chocolate cortado aos pedacinhos, batendo até o chocolate ficar todo derretido e misturado com o arroz.

Retirar do lume e colocar o creme em tacinhas, deixando arrefecer.



11:20 da manhã

Bolachas de Maçã

by , in

O tempo ameno de Outono é muitas vezes associado a sobremesas com maçã e especiarias capazes de aquecer o coração. E que melhor maneira de aderir a esta ideia do que fazer umas bolachinhas diferentes, bastante fofinhas, e com o fruto predileto da época, tão perfeitas para acompanhar uma caneca de chá?



Ingredientes

 - Bolachas
 1/2 xícara de manteiga amolecida
1 1/4 xícara de açúcar mascavado (usei normal)
1 colher de chá de canela
1 pitada de gengibre, aniz, noz-moscada e erva doce
1/4 de colher de chá de sal
1 ovo
1/2 xícara de sumo de maçã (preferencialmente) ou leite
2 1/2 xícaras de farinha com fermento
1 maçã grande descascada e cortada aos pedacinhos

-Frosting / Cobertura
1/2 xícara de açúcar
3 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de sumo de maçã
1 pitada de sal
2 2/3 xícara de açúcar em pó

Preparação

 Numa batedeira bata a manteiga durante cerca de 30 segundos, adicionando, de seguida, o açúcar, as especiarias e o sal até ficar tudo combinado. De seguida, junte o ovo, e quanto tudo estiver bem batido, adicione o sumo de maçã e bata novamente até ficar uma mistura homogénea. Por fim, adicione gradualmente a farinha e volte a misturar tudo e, no fim, a maçã cortada as pedacinhos.

Num tabuleiro com papel vegetal forme as bolachas com 1 colher de sopa da maçã, e quanto tudo estiver distribuído, leve ao forno a 180º graus por 10/15 minutos cada fornada, até o topo das bolachas ficar ligeiramente acastanhado. Quando as retirar do forno, deixe-as arrefecer no tabuleiro durante 2 minutos, e só depois as transfira para outra superfície.

Para o frosting, numa panela junte a manteiga, o açúcar, o sumo de maçã e o sal, mexendo sempre até o açúcar se dissolver, e remova do lume. De seguida, junte o açúcar em pó até ficar um creme macio, e aplique um bocado sobre as bolachas numa camada muito fina. Tendo em conta que, à medida que vai arrefecendo, a cobertura vai engrossando, adicione 1/2 colher de sobremesa de água quente, de forma a que esta volte a ficar mais fina e fácil de aplicar.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

My Instagram